Uqbar

Visão Geral

A Uqbar é uma empresa que possui a fonte de educação, conexão e inteligência do mercado de finanças estruturadas. Caminha para atingir o mercado de market network com a plataforma. A plataforma é uma fonte de conteúdos do mercado financeiro, bem como conexão de empresas e profissionais que atuam na área. Além do citado, também possibilita o market de ofertas e demandas de serviços ou produtos relacionados ao mercado financeiro.

Nossas contribuições

A equipe da Uqbar realizou diversas tarefas, incluindo a compilação manual de imagens com o Docker e a integração com a Vindi para gerenciar cobranças. Eles atualizaram a versão do Strapi, tornaram a aplicação responsiva e criaram novas funcionalidades para ser uma plataforma de network e market network. Também integraram com aplicações externas, otimizaram a performance da plataforma e estão refatorando a identidade visual. A migração do sistema de pagamento para o Stripe está em fase de conclusão.

Serviços

Tecnologias

Parceria de longa data

A Uqbar procurou a ZRP inicialmente para criar um produto complexo e com diversos fluxos que ainda não haviam sido definidos de fato, em um prazo que não acreditávamos ser possível, o que levou a Uqbar a aceitar um prazo irreal de outra empresa. A Uqbar então retornou contato e apresentou a "solução" criada pela outra empresa, uma “aplicação” inacabada e cheia de problemas arquiteturais, coube a ZRP a continuação da mesma para então ocorrer o lançamento em um evento anual da Uqbar, o prazo era apertado, mas aceitamos o desafio. Iniciamos o projeto corrigindo os bugs, foram longos meses apenas de correção, não havia documentação, tampouco informações do porque determinadas ações foram realizadas ou parcialmente implementadas, porém conforme fomos avançando viamos que muitas funcionalidades que foram dadas como “prontas” (pela empresa antiga) tinham apenas o frontend e iniciamosentão o trabalho de implementação delas. Como a aplicação já era grande, precisamos dividir em pedaços para conseguir fazer entregas contínuas. Após finalizar tudo que foi “entregue” pela antiga empresa, começamos funcionalidades novas do zero.

  • Lançamos algo em produção pela primeira vez realizando a compilação das imagens com o docker manualmente e aplicando no kubernetes da digitalocean (cloud escolhido pela Uqbar) também manualmente, pois haviamos herdado essa forma de fazer da outra empresa e não havia tempo habil para automatizar;
  • Finalizamos e colocamos em produção o que havia sido “entregue” pela antiga empresa;
  • Implementamos a integração com a Vindi (sistema de cobrança) para gerenciar as cobranças de assinatura recorrentes. Tivemos que lidar e escrever uma sdk para a Vindi a fim de lidar com uma limitação da API deles, pois o limite de requisições por minuto restringe a módicos 120 requisições;
  • Atualizamos a versão do Strapi da versão 3 para a versão 4, que estava muito defasada e sem suporte, mantendo o sistema propenso a receber inovações e aproveitar todo o ecossistema da nova versão do Strapi. Isso gerou muita resistência do cliente, mas com o tempo mostrou que a escolha técnica em migrar possibilitou os avanços hoje existentes;
  • Criamos todas as funcionalidades necessárias para inativar aplicações antigas que foram incorporadas na plataforma Uqbar;
  • Tornamos toda a aplicação responsiva;
  • Criamos funcionalidades novas para ser uma plataforma de network;
  • Modificamos a plataforma para integrar com aplicações externas como google analytics, rd station, plataforma de eventos online;
  • Otimizamos a performance da plataforma que lida com muitos dados;
  • Criamos o Anuário 2023;
  • Criamos funcionalidades novas para ser uma plataforma de market network;
  • Migramos o sistema de pagamento para um melhor, o stripe (em fase de conclusão);
  • Estamos refatorando toda a identidade visual da plataforma

Plataforma e Sustentação Contínua
jan/20 - atual

Nossa relação de longo prazo com a Uqbar foi dividida em diversas fases.

Inicialmente, herdamos o sistema de outra empresa, após dificuldades durante a fase de desenvolvimento. Fizemos então um profundo trabalho investigativo, analisando o código, e criando testes de regressão para complementar e arrumar a lista de bugs encontrados.

Identificamos, ao longo do processo, funcionalidades inacabadas, então decidimos por dividir nossa abordagem em duas grandes ações: correções e novas funcionalidades.

Iniciamos pelas correções, reduzindo ao máximo o número de bugs críticos da plataforma, e segregamos em alguns níveis adicionais o trabalho.

Foco inicial nos visitante

Corrigimos tudo que usuários não  logados podiam acessar e lançamos a primeira versão da plataforma em produção. Em seguida, corrigimos tudo que os usuários no plano gratuito podiam acessar e também o controle de permissões.

Atingido o sucesso do lançamento gratuito, focamos em integrar a solução de pagamentos (Stripe) ao sistema.

Cobrança e Centralização

Para lançar os próximos planos corrigimos os bugs que faltavam e implementamos a integração com a aplicação externa de cobrança, lançando os planos pagos em produção.

Nessa nova experiência paga, um dos grandes desafios era a centralização dos sistemas, já que os usuários antigos tinham acesso a aplicações legadas. Para resolver isso, focamos em trazer as funcionalidades antigas para a nova plataforma, consolidando o novo sistema e estreitando nosso relacionamento com os usuários, dando um incentivo claro a eles para a migração.

Network e Gestão

Com o objetivo de ser uma plataforma também para network, a partir de 2022 focamos em implementar funcionalidades novas como cadastro de perfil institucional e profissional, formentando a noção da plataforma como hub para networking.

Focamos, durante essa fase, em consolidar também o processo de gestão. Devido a existência de alguns sistemas legados, dados eram trazidos para a aplicação, mas não eram diretamente editáveis. Migramos e centralizamos então todo o processo de gestão em um ambiente administrativo, evitando pulos entre sistemas e facilitando a gestão financeira e operacional da plataforma.

A partir desse ponto, evoluir a plataforma passou a ser um trabalho de análise de dados. Acreditamos fortemente que uma metodologia data-driven trás resultados melhores, ao combinar a noção do nosso time e do cliente sobre uma visão unificada e real do que ocorre com os usuários da plataforma.

Para darmos esse primeiro passo, adicionamos ferramentas mais robustas de analytics, permitindo embasar nossas decisões para a nova identidade visual da plataforma.

A partir do 2º semestre de 2023, estamos focados em refatorar todas as telas para a nova identidade visual, e refinar as funcionalidades já existentes, criando uma experiência cada vez mais coesa, próxima e funcional para os usuários da plataforma e clientes da Uqbar.

Conclusão

A Uqbar conseguiu lançar uma plataforma centralizada para que seus clientes possam acessar tudo que desejam em um só local. Essa plataforma possui dados e conteúdos atualizados, possibilitando ao usuário criar seu perfil social e acessar o de outros. A longa parceria ZRP Uqbar trouxe um grande entrosamento e confiança. Como resultado desse trabalho, produzimos uma excelente plataforma que ajuda a Uqbar a divulgar sua área educacional, sua base de dados, seus conteúdos produzidos e possibilita o market network entre os usuários. A plataforma ainda tem muito a crescer levando em consideração o objetivo que é ser uma plataforma de market network do mercado financeiro.

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