Nossa relação de longo prazo com a Uqbar foi dividida em diversas fases.
Inicialmente, herdamos o sistema de outra empresa, após dificuldades durante a fase de desenvolvimento. Fizemos então um profundo trabalho investigativo, analisando o código, e criando testes de regressão para complementar e arrumar a lista de bugs encontrados.
Identificamos, ao longo do processo, funcionalidades inacabadas, então decidimos por dividir nossa abordagem em duas grandes ações: correções e novas funcionalidades.
Iniciamos pelas correções, reduzindo ao máximo o número de bugs críticos da plataforma, e segregamos em alguns níveis adicionais o trabalho.
Foco inicial nos visitante
Corrigimos tudo que usuários não logados podiam acessar e lançamos a primeira versão da plataforma em produção. Em seguida, corrigimos tudo que os usuários no plano gratuito podiam acessar e também o controle de permissões.
Atingido o sucesso do lançamento gratuito, focamos em integrar a solução de pagamentos (Stripe) ao sistema.
Cobrança e Centralização
Para lançar os próximos planos corrigimos os bugs que faltavam e implementamos a integração com a aplicação externa de cobrança, lançando os planos pagos em produção.
Nessa nova experiência paga, um dos grandes desafios era a centralização dos sistemas, já que os usuários antigos tinham acesso a aplicações legadas. Para resolver isso, focamos em trazer as funcionalidades antigas para a nova plataforma, consolidando o novo sistema e estreitando nosso relacionamento com os usuários, dando um incentivo claro a eles para a migração.
Network e Gestão
Com o objetivo de ser uma plataforma também para network, a partir de 2022 focamos em implementar funcionalidades novas como cadastro de perfil institucional e profissional, formentando a noção da plataforma como hub para networking.
Focamos, durante essa fase, em consolidar também o processo de gestão. Devido a existência de alguns sistemas legados, dados eram trazidos para a aplicação, mas não eram diretamente editáveis. Migramos e centralizamos então todo o processo de gestão em um ambiente administrativo, evitando pulos entre sistemas e facilitando a gestão financeira e operacional da plataforma.
A partir desse ponto, evoluir a plataforma passou a ser um trabalho de análise de dados. Acreditamos fortemente que uma metodologia data-driven trás resultados melhores, ao combinar a noção do nosso time e do cliente sobre uma visão unificada e real do que ocorre com os usuários da plataforma.
Para darmos esse primeiro passo, adicionamos ferramentas mais robustas de analytics, permitindo embasar nossas decisões para a nova identidade visual da plataforma.
A partir do 2º semestre de 2023, estamos focados em refatorar todas as telas para a nova identidade visual, e refinar as funcionalidades já existentes, criando uma experiência cada vez mais coesa, próxima e funcional para os usuários da plataforma e clientes da Uqbar.